Página Inicial / Estrutura / Conselho Executivo de Publicações

Conselho Executivo de Publicações

CONSELHO EXECUTIVO DE PUBLICAÇÕES

O Conselho Executivo de Publicações/CEP é órgão normativo, consultivo e deliberativo do Instituto Federal de Alagoas, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, responsável pela política editorial global e assuntos correlatos. O CEP compreende em sua estrutura a revista científica EDUCTE, a qual conta com Conselho Científico específico e sua Diretoria Executiva, e a Diretoria de Publicações, a qual cabe a coordenação das demais produções acadêmicas.

OBJETIVO GERAL

 

Incentivar e promover a publicação e socialização dos trabalhos científico-acadêmicos, literários e culturais dos servidores, discentes e pesquisadores deste Instituto ou em parceria com outros órgãos, visando à formação integral de nosso corpo discente e ao intercâmbio de conhecimento, principalmente dentro da região onde estamos inseridos, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

COMPETÊNCIAS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS

–        Propor, aprovar, divulgar a política editorial do IFAL e fixar normas para sua execução, estabelecendo critérios para a seleção e edição de textos e cumprimento dos direitos autorais;

–        análise e aprovação de obras, institucionais ou em parceria com outras instituições, para publicação;

–        apreciação de propostas de convênios e contratos vinculados à edição e coedição de títulos;

–        elaborar projeto anual de publicações;

–        examinar e selecionar os originais encaminhados;

–        solicitar parecer a profissional de reconhecido mérito;

–        deliberar sobre a suspensão e encerramento de uma série ou coleção;

–        articular processos de lançamento e divulgação das publicações;

–        apresentar e sugerir o modo de funcionamento do Design Editorial e Produção Gráfica dos projetos apresentados;

–        constituir Conselho Consultivo e/ou convidados para estudo de assuntos e/ou projetos específicos;

–        dirimir dúvidas e equacionar questões omissas a seu regimento e política de publicação;

–        propor, incentivar e apoiar a produção científica e as publicações articuladas às áreas acadêmicas de conhecimento da Instituição;

–        contribuir para o desenvolvimento de publicações integradas aos processos de formação profissional e tecnológica;

–        incentivar a publicação de trabalhos acadêmicos culturais, científicos e tecnológicos, ligadas aos programas e aos projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Qualquer publicação com o selo do IFAL, registrada com ISSN ou ISBN, utilizando recursos financeiros deste Instituto, deverá passar pela aprovação da Diretoria Executiva da revista EDUCTE e/ou da Diretoria de Publicações.

A submissão de obras para publicação pelo IFAL são reguladas por editais específicos e ocorrem por fluxo contínuo e geral, para apreciação e inserção por ordem de inscrição, e/ou em resposta às chamadas públicas.

Todas as contribuições são submetidas à arbitragem científica, com avaliação de pareceristas da comunidade científica e especializada, indicados pelo ora pelo Diretoria Executiva da revista EDUCTE ou da Diretoria de Publicações conforme seja o caso, os quais poderão recomendar a publicação, condicioná-la a ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou mesmo negá-la.

POLÍTICA EDITORIAL

 

O Conselho Executivo de Publicações tem como premissas a prioridade o pluralismo das obras aceitas, tanto do público interno quanto externo, para publicação respeitando-se nossa identidade.

Estamos dirigindo esforços para que as produções científica, tecnológica e cultural estejam presentes nos processos de ensino da Instituição bem como se alinhem aos objetivos gerais do IFAL.

Além disso, pensando na mais ampla divulgação do conhecimento, na economicidade e no atendimento a um maior número de autores, o CEP vem tentando fortalecer e incentivar a publicação online das obras.

 

ORGANOGRAMA E CONTATOS

 

Conselho Executivo de Publicações

Presidência: Jonison Alves

Contatos: ifal.conselhoeditorial@gmail.com

Fone: 3194-1150 ramal 1132

 

Diretoria Executiva revista EDUCTE

Diretor: Cícero Julião

Contato: educte.editorial@gmail.com

Mais informações podem ser acessadas no portal Kentron.

 

Diretoria de Publicações

Diretor: Cléber Nauber

Contato: ifal.conselhoeditorial@gmail.com

 

Versões integrais de livros para distribuição

Kentron

Biblioteca Virtual

Periódicos

NTI

Facebook Nit

Caiite